top of page

UBUNTU

A palavra Ubuntu, que encontra expressão em variadas línguas africanas, condensa uma filosofia de vida humanista, transversal e independente de qualquer país, cultura, religião ou afiliação política. Ubuntu significa “Eu sou porque tu és”, ou seja, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas.

Ubuntu está intimamente ligado à relação entre as pessoas e à sua interdependência, respondendo ao “Penso, logo existo” com “Relaciono-me, logo existo”. Ser Ubuntu, ao contrário de uma visão positivista de autossuficiência, é acreditar numa humanidade comum e interdependente. O bem-estar e a felicidade individual estão intimamente ligados ao bem-estar e felicidade do outro.

Com o objetivo de capacitar jovens e educadores para uma ética do cuidado, onde cada um se considere responsável por cuidar de si, dos outros e do planeta, a Academia de Líderes Ubuntu funda as suas raízes na filosofia de vida Ubuntu, que se faz presente em diversas dimensões como a metodologia do projeto, as ferramentas e instrumentos utilizados, na inspiração de novos construtores de pontes e novos líderes servidores.

PILARES

A metodologia Ubuntu está estruturada em cinco pilares (clique em baixo).

pilares_edited.jpg
bottom of page